terça-feira, 9 de junho de 2009


Sou o Rio Paraíba do Sul














O que o aluno vai aprender com essa aula?
O aluno será capaz conhecer as principais causas da contaminação do Rio Paraíba do Sul, bem como sua importância para a manutenção da vida, principalmente da população que vive às suas margens; ao se conscientizarem da necessidade de cuidar do rio, se organizarão para se manifestar socialmente diante da comunidade escolar, de modo a orientá-la a como cuidar do rio de forma preventiva e a combater a poluição.


Tempo de duração?
5 aulas de quatro horas diárias.


Conhecimentos prévios necessários para aplicar as atividades a serem trabalhadas?
Não se faz necessário trabalhar conhecimentos prévios.

Estrutura Curricular (série)
1° ano de escolaridade

Meio Ambiente
Linguagem
Geografia
Matemática (cores/ formas/ gráficos)


Estratégias e Recursos de Aula:
Aula passeio; vídeos; maquetes; músicas; fotos; pesquisa de campo; mapas; panfletos.


Avaliação:
A avaliação será realizada durante toda aula ao observar o interesse e o desempenho das crianças em cada atividade.


Motivação:
Iniciaremos a aula perguntando o que já sabem sobre o Rio Paraíba do Sul, então iremos levá-los ao laboratório de informática e mostraremos fotos do rio e mapas das cidades do Vale do Paraíba, utilizando os recursos do Google.
























































































Atividade 1.
Iremos fazer uma pesquisa de campo com as famílias, sobre o Rio Paraíba do Sul, confeccionaremos juntos as perguntas sobre nossas curiosidades sobre o Rio Paraíba.


Atividade 2.
Com as pesquisas respondidas em mãos iremos conversar sobre o que nossos pais já sabem a respeito do Rio Paraíba, faremos uma tabulação e montaremos um gráfico na sala com os dados das pesquisas.


Atividade 3.
Com a autorização e a participação de alguns pais, iremos levá-los a um passeio às margens do rio, os alunos deverão observar tudo o que virem nas margens do rio. Ao retornarem à sala, iremos fazer um registro sobre o que observamos no passeio às margens do rio.


Atividade 4.
Iremos dividir a turma em grupos de quatro crianças, que deverão confeccionar uma maquete mostrando o rio poluído e o rio limpo (O rio que temos! O rio que queremos!).


Atividade 5.
Iremos trabalhar a letra da música: A Voz do Rio Paraíba do Sul (Julinho dos Palmares), após ouvir a música, iremos conversar sobre a importância da conservação do rio para a manutenção da nossa vida, levantando soluções possíveis para a conservação e a manutenção do rio. Iremos então confeccionar um panfleto de instruções sobre a conservação do rio, para a conscientização da comunidade escolar.

MÚSICA:

A voz do Rio Paraíba do Sul
Julinho dos Palmares

Sou o Rio Paraíba do Sul, minha gente me respeita por favor
Se estou com este cheiro de pum a culpa é de quem me sujou
Eu quero correr limpinho para o azul do mar
E ser um rio bom para nadar e pra pescar
Criançada venha me ajudar!

Trate do esgoto e leve todo lixo para reciclar
vai ser melhor pra se viver
acho bom então me preservar
dou peixe para alimentar sou água de beber!



Atividade 6.
Faremos uma reunião com a comunidade escolar a fim de conscientizá-la sobre a importância do Rio Paraíba do Sul para a manutenção de nossas vidas. Então passaremos alguns pequenos vídeos, intercalados com algumas orientações sobre como preservá-lo.

Vídeos










Encerramento
Ao final, as crianças irão distribuir os panfletos confeccionados pela turma para a comunidade escolar. E faremos a exposição das maquetes (o rio que temos! o rio que queremos!)


Implementadoras:

Elaine da Silva Hernandes Pereira
Fernanda Antunes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário